
A implementação da tecnologia na rotina de trabalho tem se tornado parte da estratégia de crescimento e geração de lucro para as empresas. Neste contexto, o setor de TI se faz fundamental para manter a operação em pleno funcionamento, sem falhas e com uma infraestrutura estável para a prática das atividades do negócio. Processos como coleta e transmissão de dados, segurança, armazenamento de arquivos e gestão de ativos, por exemplo, são peças importantes para atingir os resultados tão esperados pelas empresas.
Para facilitar a operação dos negócios, surgiu o modelo de Serviços Gerenciados. Muito mais do que um suporte técnico, ele busca estruturar e gerenciar integralmente a infraestrutura de TI de pequenas e médias empresas. A ideia é basicamente terceirizar a gestão e sustentação da infraestrutura de TI.
Os serviços gerenciados atuam de forma preventiva e proativa, ou seja, através de diagnósticos precisos, planejamento e execução de planos para sustentar e melhorar o ambiente de TI. Tudo isso para tornar mais simples e descomplicar a TI das empresas – que podem se dedicar inteiramente às estratégias do seu negócio.
Isso tudo serve para que o dinheiro investido em tecnologia tenha retorno para a empresa, garantindo a eficiência dos processos, serviços, sistemas e informações na velocidade exigida pelo negócio.
Para você entender melhor o que são os Serviços Gerenciados, elencamos 5 fatos que você precisa saber sobre o modelo de negócios.
- Os serviços gerenciados consistem principalmente na atuação preventiva.
Diferentemente de modelos tradicionais, os serviços gerenciados trabalham com foco na prevenção. As práticas realizadas são destinadas a identificar problemas e agir de forma proativa, sem aguardar que aconteçam falhas. A ideia não é apenas fornecer suporte técnico ou “consertar erros”, mas prevê-los através de diversos planos e ações.
2. O ambiente é monitorado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Toda a infraestrutura de TI recebe monitoramento ininterrupto para que tudo esteja sempre em pleno funcionamento. Dessa forma, as ações poderão ser previstas e resolvidas de forma ágil e rápida.
3. São sugeridas melhorias, atualizações e ajustes conforme as necessidades da empresa.
Ao iniciar o contrato de Serviços Gerenciados, sempre é realizado um plano de melhorias para a infraestrutura de TI. Após diagnóstico de necessidades e avaliação do ambiente, são sugeridas ações e práticas para implementação na empresa. Periodicamente também poderão surgir atualizações e ajustes a serem realizados.
4. É possível abrir tickets ilimitados para resolução de problemas, sem a limitação de horas.
Os Serviços Gerenciados também oferecem atendimento ilimitado. Não é preciso se preocupar com o número de horas gastas como acontece com os modelos tradicionais de prestação de serviços de TI. É possível solicitar atendimento de forma irrestrita, e todos os tickets abertos são respondidos com agilidade por uma equipe altamente especializada.
5. A remuneração acontece por meio de contrato fechado.
Este modelo de negócios tem mais uma vantagem: a empresa contratante sempre saberá quanto pagará no fim do mês. O valor é fixo e não varia de acordo com o número de tickets abertos ou horas adicionais. Com o contrato de serviços fechado, não há surpresas no pagamento.
Ficou convencido de que os Serviços Gerenciados são uma excelente escolha para a infraestrutura da TI da sua empresa?
Entre em contato conosco pelo formulário do nosso site.