A importância de ter uma TI preventiva – e não reativa

Você já se deparou com problemas nos dispositivos de tecnologia, necessitando chamar o suporte com urgência para não prejudicar a sua operação? Essa geralmente é a alternativa mais utilizada pelas empresas, que acabam procurando uma assistência técnica para fazer a manutenção dos computadores quando ocorrem falhas ou danos. Mas será que é a melhor solução?

Quando há uma necessidade urgente da correção dos problemas nos equipamentos, nem sempre você possui tempo para buscar as melhores opções disponíveis para solucionar os erros. Ainda, com frequência acaba acionando o suporte mais rápido, podendo custar mais caro também. 

Além dos custos que podem ser mais altos, o seu negócio também sofre o impacto pelo fato de os colaboradores não estarem produzindo como normalmente, acarretando um longo tempo de improdutividade durante o período em que está se acionando o suporte e esperando para a solução dos problemas.


Prevenção é a melhor alternativa

Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, a nossa dica é investir em ações preventivas.

Atuar de forma proativa evita circunstâncias prejudiciais para o seu negócio através de práticas como: plano de melhorias, monitoramento constante da sua TI, segurança da informação, gestão de firewalls, antivírus e muito mais.

Dessa forma, é realizado um monitoramento que acompanha os sinais vitais dos equipamentos em tempo real e, quando é identificado algum problema, é enviado um alerta para a equipe de TI terceira analisar. Além disso, é possível deixar ações pré-configuradas para atuar em certos tipos de incidentes e ativar um sistema para rodar tarefas preventivas regularmente.

Portanto, a sua TI pode ser descomplicada. Atuar somente com suporte e manutenções aleatórias não é a melhor alternativa quando o assunto é resultado e crescimento da empresa.

Conheça os Serviços Gerenciados, que trabalham de forma preventiva e proativa. Fale conosco aqui.