4 atribuições do departamento de TI

Por muitos anos, a visão que se tinha a respeito do departamento de TI era de um setor reativo e que estava ali apenas para prestar suporte. Mas isso já não é mais uma verdade, pois a área de TI se tornou bastante estratégica dentro do contexto organizacional. Afinal, lidar com tecnologias de forma inteligente é essencial para a expansão de qualquer empresa.

Independentemente do tamanho da organização, há algumas atribuições do setor que garantem mais resultados ao negócio: 

  1. Implementar e cuidar da infraestrutura

Ter a infraestrutura necessária para assegurar o pleno funcionamento da operação se faz muito importante para o dia a dia das empresas. E o responsável pela definição da infraestrutura ideal para o negócio, implementação e manutenção é o setor de TI, que utiliza sua expertise para cuidar de tudo o que diz respeito ao sistema de tecnologia, como dispositivos, aparelhos, rede e sistemas, por exemplo. A infraestrutura correta é essencial para garantir a estabilidade das rotinas e processos dentro da organização.

  1. Evitar e solucionar problemas

Quando problemas acontecem nos dispositivos tecnológicos, os colaboradores sabem que devem procurar a TI para ajudar. Uma das atribuições da área é, inclusive, criar soluções de manutenção eficazes o suficiente para reduzir o tempo e os recursos perdidos com a paralisação das ferramentas tecnológicas. Porém, além disso, a TI também é essencial para evitar que erros e falhas aconteçam. Dessa forma, a área age de forma proativa em encontrar formas de prever problemas e preveni-los de forma ágil e eficaz.

  1. Garantir a segurança da informação

Com o crescimento exponencial da geração de dados, ter uma TI preocupada com a segurança da informação da empresa é primordial para evitar vazamentos, roubos e perdas de informações, especialmente no contexto da LGPD. O departamento é voltado para desenvolver e manter soluções de proteção de dados, como backup e antivírus, por exemplo. 

  1. Criar novos processos para gerar mais produtividade

A tecnologia é, com certeza, uma grande aliada da produtividade dos colaboradores e do funcionamento da operação das empresas. Com o surgimento de novas soluções, os processos têm sido cada vez mais otimizados, gerando maior efetividade na gestão do tempo e dos fluxos. O departamento de TI está sempre em busca de conhecer novas soluções rentáveis e úteis para o negócio, encontrando formas de aplicar tecnologias que possam ajudar a ampliar a produtividade da organização, como cloud computing, big data, inteligência artificial e muito mais. 

Você percebeu que existem diversas atribuições de um setor de TI, o que mostra a importância de ter profissionais dedicados para cada necessidade. Porém, isso pode trazer custos elevados para a empresa. A melhor forma de ter uma equipe dedicada à sua TI de forma econômica e efetiva é conhecer os Serviços Gerenciados da Selettus, que oferecem soluções especializadas em cuidar da sua infraestrutura; evitar e solucionar problemas; garantir a segurança da informação e criar processos para mais produtividade. Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo.