Você já ouviu falar em gerenciamento de ativos de TI (conhecido pela sigla ITAM)?
Ele é o rastreamento e controle total dos ativos de tecnologia para garantir que cada um seja usado, mantido, atualizado e descartado de forma adequada ao fim do seu ciclo de vida.
O principal objetivo do ITAM é garantir que os recursos de TI sejam usados de forma eficiente e eficaz, que haja uma implantação bem-sucedida e assegurar o suporte contínuo dos ativos. Ele também auxilia a otimizar os custos, reduzindo o número total de ativos em uso e estendendo a vida útil desses ativos, evitando atualizações dispendiosas.
E o que é um ativo de TI?
Os ativos de TI fazem parte das seguintes categorias: software, hardware, tecnologia móvel e nuvem. São peças de informação que uma empresa utiliza na sua operação, nas suas rotinas ou atividades. Por exemplo, os ativos de hardware incluem equipamentos físicos de computação, como servidores físicos em data centers, computadores desktop, dispositivos móveis, laptops, teclados e impressoras.
Já os ativos de software consistem em aplicativos e/ou programas licenciados por usuário ou máquina, assim como sistemas de software e bancos de dados construídos com recursos de código aberto. Além disso, também incluem ativos baseados em nuvem.
Uma forma de gerenciar os ativos de TI deve envolver as etapas:
- Identificação de ativos
O primeiro passo é criar um inventário detalhado de todos os ativos. Isso facilita a identificação e garante que os ativos sejam otimizados no dia a dia da operação.
- Rastreamento
Diz respeito ao uso de software de monitoramento de infraestrutura de TI. As informações coletadas incluem dados financeiros (custos de ativos), contratuais (garantias, licenças e acordos) e de inventário (localização e condição de ativos físicos);
- Manutenção
A manutenção, por sua vez, envolve reparo, atualização e substituição de ativos. Todas as atividades de manutenção são registradas como parte do processo ITAM para que os dados possam ser usados para avaliar o desempenho do ativo.
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