O uso do Cloud Computing, ou infraestrutura de nuvem, tem se tornado cada vez mais comum nas empresas, especialmente por ser uma opção viável e com excelente retorno sobre o investimento (ROI). De modo geral, ela pode ser personalizada de acordo com as necessidades do negócio, garantindo que as soluções sejam adaptadas e adequadas a requisitos específicos.
Mas a verdade é que um dos maiores motivos pelos quais as empresas estão migrando para essa tecnologia é a agilidade e a rapidez na resolução de problemas e, inclusive, na inovação.
O Relatório de Tendências Globais de Rede 2023, lançado pela Cisco em maio, revela que, para 42% dos entrevistados, a principal motivação para migrar para nuvens privadas e públicas é o desenvolvimento de aplicativos mais ágeis e escaláveis. O estudo foi realizado com mais de 2,5 mil líderes e profissionais de TI.
Renier Souza, diretor de engenharia da Cisco Brasil, afirma que, no mundo, as organizações estão migrando para o ambiente multinuvem, processo que também se aplica ao Brasil. “A agilidade dos negócios é a questão, muitos continuam a ver a nuvem como a resposta”, finaliza.
Além disso, um dos grandes motivadores para o aumento do uso do cloud computing foi o contexto alterado pela pandemia da Covid-19, que trouxe diferentes modelos de trabalho. Assim, a era do trabalho remoto e híbrido, por exemplo, apresenta a necessidade de novas abordagens para conectar com segurança colaboradores remotos a dados e ativos corporativos.
Porém, mesmo com benefícios claros, as empresas ainda estão em fase inicial de transformação digital e migração para a nuvem. Segundo a pesquisa, houve um aumento notável globalmente no uso de infraestrutura de TI mista. No entanto, no Brasil, esse número ainda está abaixo das médias mundiais.
Mas você pode fazer parte das empresas que buscam aprimorar cada vez mais a tecnologia do seu negócio. Fale com a Selettus, porque temos a solução ideal para você.