Todo setor possui suas rotinas e processos para tornar o dia a dia mais organizado. E, no departamento de TI, isso não é diferente. Para uma gestão eficaz do ambiente tecnológico de uma empresa, é necessário haver uma análise profunda de todos os principais itens que compõem a infraestrutura e construir uma documentação de todos eles.
Sendo assim, a documentação de TI é definida como um conjunto de documentos e mapas conceituais que permite a todos os colaboradores, mesmo os recém-contratados, entenderem como o ambiente de tecnologia funciona, uma vez que fica disponível para a equipe a qualquer momento.
Quando não há documentação de TI, o setor fica dependente de quem conhece os processos, os sistemas e o ambiente em profundidade, causando transtornos para os colaboradores em geral.
Uma vantagem dessa prática de documentar todos os os itens da TI é o aumento da segurança das tecnologias da organização, porque o registro de sistemas e informações possibilita que os processos internos sejam realizados de forma profissional, além de reduzir falhas, indisponibilidades e vulnerabilidades.
Quais os principais documentos de TI?
- dados dos servidores — nomes, informações referentes ao hardware, guias de instalação, local onde cada um está inserido;
- internet — link, servidores, provedor e a tecnologia adotada;
- topologia de rede — todos os controles utilizados para acesso e diagrama;
- mecanismo de roteamento que conecta os servidores e endereço IP;
- ativos de rede — switches, firewall e roteadores;
- cada hardware e software instalado no ambiente de TI;
- políticas de segurança, de criação de usuário e instalação de novas aplicações;
- contatos atualizados de todos os fornecedores de equipamentos, sistemas e de rede.
Os Serviços Gerenciados oferecem a solução de documentação de TI para que possa trazer mais confiabilidade aos seus processos e também facilitar o dia a dia de todos os que trabalham na empresa. Para saber mais sobre os nossos serviços, fale conosco pelo contato do site ou contato@selettus.com.br