Qual o nível de maturidade da sua TI? Saiba como avaliar

A TI é um importante setor dentro de uma empresa. Quando bem estruturada, pode trazer resultados, implementar ações de melhoria, desenvolver práticas adequadas e otimizar o tempo da gestão. Para tudo isso acontecer, é necessário haver um nível alto de maturidade. 

Você saberia dizer qual o nível de maturidade da sua TI?

Saiba mais:

Nível 1 – Artesanal

Você percebe que os seus processos de TI são feitos de forma indefinida e manual? O estágio inicial da TI pode até gerar resultados, mas é esporádico, uma vez que não há fluxos mapeados, documentação ou indicadores para mensurar o desempenho do setor. Atuando de forma reativa, não possui um pensamento estratégico e, portanto, não conta com planejamentos de curto a longo prazo. 

Algumas características são:

  • Dependência de pessoas como gestor e um auxiliar;
  • Foco no operacional, não no estratégico;
  • Falta de organização de processos.

Nível 2 – Eficiente

O segundo nível de maturidade conta com processos mais definidos, mapeados e padronizados. Dessa forma, pode se adiantar em relação a possíveis falhas e problemas causados na TI. Age com foco na eficiência e performance, mas ainda não dá muita atenção aos objetivos estratégicos, não tendo participação no planejamento e definição de metas gerais. 

Algumas características são:

  • Atua com foco na previsibilidade de ocorrências e possíveis falhas;
  • Foca na eficiência, mas dá pouca atenção ao estratégico;
  • Possui iniciativas estabelecidas para a estabilidade da operação.

Nível 3 – Efetivo

Uma TI que está no terceiro estágio já se aproxima da gestão estratégica e tem mais autonomia nas suas decisões. Assim, entendem mais as necessidades e especificidades das áreas, agindo ao encontro dos objetivos de cada setor. Há planos de melhorias, indicadores de performance para mensurar resultados, modelos de governança para a tecnologia da informação e padrões mais estruturados.

Algumas características são:

  • Processos mapeados de forma organizada e estruturada;
  • Planos de melhorias e proatividade;
  • Percepção de valor da área dentro da empresa.

Nível 4: Estratégico

Atingir o quarto nível é o desejo da maioria das empresas, afinal, atua no âmbito estratégico do negócio. A tecnologia se torna um diferencial no mercado, gera vantagem competitiva e traz resultados para os objetivos da organização. De forma proativa, ela age como protagonista na transformação de processos e traz inovações tecnológicas a serem implementadas. 

Algumas características são:

  • Participa ativamente do planejamento estratégico;
  • Gera mudanças e impactos em outras áreas, especialmente em relação a rotinas e processos;
  • É um braço para trazer melhorias e inovações ao negócio;
  • Oferece produtividade por meio de soluções e projetos. 

Você saberia dizer em que nível de maturidade está a TI da sua empresa? Faça o nosso diagnóstico para entender o estágio e saber de que forma pode melhorar essa área.