
A TI é um importante setor dentro de uma empresa. Quando bem estruturada, pode trazer resultados, implementar ações de melhoria, desenvolver práticas adequadas e otimizar o tempo da gestão. Para tudo isso acontecer, é necessário haver um nível alto de maturidade.
Você saberia dizer qual o nível de maturidade da sua TI?
Saiba mais:
Nível 1 – Artesanal
Você percebe que os seus processos de TI são feitos de forma indefinida e manual? O estágio inicial da TI pode até gerar resultados, mas é esporádico, uma vez que não há fluxos mapeados, documentação ou indicadores para mensurar o desempenho do setor. Atuando de forma reativa, não possui um pensamento estratégico e, portanto, não conta com planejamentos de curto a longo prazo.
Algumas características são:
- Dependência de pessoas como gestor e um auxiliar;
- Foco no operacional, não no estratégico;
- Falta de organização de processos.
Nível 2 – Eficiente
O segundo nível de maturidade conta com processos mais definidos, mapeados e padronizados. Dessa forma, pode se adiantar em relação a possíveis falhas e problemas causados na TI. Age com foco na eficiência e performance, mas ainda não dá muita atenção aos objetivos estratégicos, não tendo participação no planejamento e definição de metas gerais.
Algumas características são:
- Atua com foco na previsibilidade de ocorrências e possíveis falhas;
- Foca na eficiência, mas dá pouca atenção ao estratégico;
- Possui iniciativas estabelecidas para a estabilidade da operação.
Nível 3 – Efetivo
Uma TI que está no terceiro estágio já se aproxima da gestão estratégica e tem mais autonomia nas suas decisões. Assim, entendem mais as necessidades e especificidades das áreas, agindo ao encontro dos objetivos de cada setor. Há planos de melhorias, indicadores de performance para mensurar resultados, modelos de governança para a tecnologia da informação e padrões mais estruturados.
Algumas características são:
- Processos mapeados de forma organizada e estruturada;
- Planos de melhorias e proatividade;
- Percepção de valor da área dentro da empresa.
Nível 4: Estratégico
Atingir o quarto nível é o desejo da maioria das empresas, afinal, atua no âmbito estratégico do negócio. A tecnologia se torna um diferencial no mercado, gera vantagem competitiva e traz resultados para os objetivos da organização. De forma proativa, ela age como protagonista na transformação de processos e traz inovações tecnológicas a serem implementadas.
Algumas características são:
- Participa ativamente do planejamento estratégico;
- Gera mudanças e impactos em outras áreas, especialmente em relação a rotinas e processos;
- É um braço para trazer melhorias e inovações ao negócio;
- Oferece produtividade por meio de soluções e projetos.
Você saberia dizer em que nível de maturidade está a TI da sua empresa? Faça o nosso diagnóstico para entender o estágio e saber de que forma pode melhorar essa área.